Projetos do Instituto

Formare

Campinas-SP e Curitiba-PR

O Projeto Formare é uma franquia social desenvolvida pela Fundação Iochpe. Em Campinas, selecionamos 20 jovens de comunidades em desenvolvimento para o curso gratuito de Assistente Administrativo e Logístico e em Curitiba, mais 20 jovens são selecionados para o Curso de Assistente de Produção Industrial. O desenvolvimento de suas potencialidades e a preparação para o mercado de trabalho são aliados à prática profissional, que ocorre nas dependências da Bosch. As aulas são desenvolvidas por colaboradores da empresa, que por meio do voluntariado empresarial se capacitaram para transmitir seus conhecimentos aos jovens.

Duração: 10 meses

Benefícios: Bolsa auxilio de meio salário mínimo, transporte, alimentação no local, uniforme, assistência médica e odontológica, seguro de vida, material escolar e cesta de natal.

O período de inscrição e seleção ocorre uma vez ao ano e no ano anterior ao curso. No momento as inscrições estão encerradas.

Oficina profissionalizante

Curitiba-PR

A Oficina Profissionalizante está localizada na Vila Verde e conta com um espaço de 2 mil metros quadrados que comporta o Teatro Peça por Peça e seis salas de aula. O projeto tem como objetivo promover a qualificação para inclusão social por meio de cursos de capacitação profissional. Anualmente o local recebe cerca de 900 alunos e oferta mais de 15 cursos realizados com diversos parceiros. Além disso, o Teatro Peça por Peça recebe diversas peças culturais gratuitas oferecidas aos alunos das escolas públicas da região e inúmeros serviços à comunidade, como inscrições em programas sociais.

Projeto Educação Maker

Pomerode-SC, Joinville-SC e Blumenau-SC

Desenvolver as potencialidades de jovens usando tecnologias para a geração de soluções e projetos para comunidade. Viabilizado pela parceria com o Instituto Robert Bosch, Colégio Olavo Bilac e o Espaço de Educação Maker.

Alunos: 20 alunos

Duração: 10 meses

O período de inscrição e seleção ocorre uma vez ao ano e no ano anterior ao curso. No momento as inscrições estão encerradas.

Projeto WAAS

Campinas-SP, Curitiba-PR e Joinville-SC

Oferecer oportunidade para jovens se tornarem protagonistas das suas vidas, influenciadores da comunidade, mostrando como produzir e usar a tecnologia como ferramenta para solução de problemas.

Alunos: 80 alunos

Duração: 6 meses

Parceiros: Senai, WAAS, Colégio Estadual Eurides Brandão, Projeto Vida e Ação Social

O período de inscrição e seleção ocorre uma vez ao ano e no ano anterior ao curso. No momento as inscrições estão encerradas.

Formação Social

TransformAção

Curitiba-PR

O projeto é uma parceria com SESI e atualmente conta com uma turma de 25 jovens que participam de dois encontros semanais realizados na ONG Projeto Vida. Tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades e competências sócio emocionais, além de orientar o adolescente a fazer escolhas conscientes, seja na vida pessoal ou no mundo profissional.

Formação 4.0 – Construindo Jovens para o Futuro

Curitiba-PR

O projeto é uma parceria com a consultoria Hum Up e atualmente conta com uma turma de 25 jovens que participam de dois encontros semanais realizados na Oficina Profissionalizante. Tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades e competências sócio emocionais, além de orientar o adolescente a fazer escolhas conscientes, seja na vida pessoal ou no mundo profissional.

Jovens em Ação

Curitiba-PR

O Projeto Jovens em Ação é um trabalho sistemático de educação continuada, que tem como objetivo gerar ações para o desenvolvimento social, pessoal e profissional de jovens das comunidades da CIC, estudantes do 2º ano do ensino médio. Nos dois primeiros anos de projeto, 25 adolescentes ganham bolsas de estudo para o ensino médio no Colégio SESI e em paralelo participam de encontro semanais em grupo. No terceiro e último ano do projeto, os jovens ingressam em um curso técnico do SENAI e têm a oportunidade de exercerem a prática profissional na Bosch e em empresas parceiras.

Programa Voluntariado

Gincana da Solidariedade

As equipes de voluntários realizam ações mensais nas instituições parceiras, com a missão de proporcionar atividades recreativas educacionais que contribuam no desenvolvimento cultural, social e intelectual das crianças e jovens atendidos. Em paralelo, o projeto tem como objetivo estimular o desenvolvimento de habilidades sociais nos voluntários, através de ações e capacitações.

Localidades: Campinas-SP

Voluntários: 160

Ciclo de Profissões

O projeto está presente em todas as localidades aonde o Instituto Robert Bosch atua. Os colaboradores compartilham suas experiências pessoais e profissionais com os jovens que participam das ações do INRB.

Localidades: Campinas-SP, Curitiba-SP, Joinville-SC e Pomerode-SC

Voluntários: 129

Ações voluntárias

Os voluntários da Bosch tem enorme importância na atuação do Instituto. Através deles são viabilizadas variadas ações. A prática voluntária no contexto da empresa fortalece o sentimento de pertencimento e é uma competência que se tornou diferencial no mundo corporativo.

Localidades: Curitiba-PR, Joinville-SC e Pomerode-SC

Voluntários: 338

Mantenha-se atualizado: